Tanto faz se é um trabalho em tempo integral ou algo para ajudar no orçamento, trabalhar como um blogueiro freelancer é uma atividade que pode ser divertida e inspiradora, mas o começo pode ser mais difícil do que parece. A competição neste ramo é intensa, e ganhar dinheiro com isso requer paciência e persistência, além de profissionalismo. Se você está pensando em investir nesse caminho, aqui estão algumas dicas que irão lhe ajudar:
Embora seja verdade que um um bom escritor pode produzir conteúdo de qualidade sobre qualquer tópico, é melhor começar focando naquelas áreas que você considera ser a sua especialidade. Isso irá lhe ajudar quando for fazer alguma pesquisa, ao criar novas idéias e até mesmo no networking. Após determinar quais são os seus campos de interesse, acompanhe regularmente os blogs e sites desta área. Como um escritor, é preciso que você esteja sempre por dentro do que está acontecendo no seu ramo.
Blogueiros profissionais precisam demonstrar que são escritores prolíficos e interessantes, que realmente tem muitas coisas para dizer. Ter seu próprio blog não é apenas uma maneira de mostrar as suas habilidades, ele também mostra que você se dedica ao assunto e tem experiência pessoal com este meio. Escrever para si mesmo também é uma ótima maneira de estar em sintonia com o que está acontecendo em seu campo. Você aprende enquanto você escreve, e quanto mais você escrever, mais proficiente você se torna. Finalmente, ter o seu próprio blog é ótimo para promover a si mesmo como um escritor. Você pode facilmente promover cada novo post em redes sociais, adicionar os URLs aos seus perfis e assinatura de e-mail e usar as técnicas de SEO para garantir que o Google encontre os seus artigos e textos.
Seja Profissional
Mesmo que o trabalho de blogueiro possa ser uma ocupação leve e com pouco estresse, você precisa ser muito profissional em seu trabalho. “Freelance” significa sem amarras – para ambos os lados. Se um cliente tem a impressão de que você não está fazendo um trabalho sério, você provavelmente não irá mais ouvir sobre este cliente…
- Respeitar estritamente os prazos estipulados
- Estar disponível para os clientes e responder prontamente quando necessário
- Acertar todos os detalhes importantes do trabalho previamente
- Assinar um contrato
- Dar uma fatura/nota fiscal ao cliente
- Respeitar o seu valor, não se vender por qualquer preço
- Tratar respeitosamente os clientes – os existentes e os em potencial
Crie e Mantenha Contatos
Entre em contato com empresas, blogs e blogueiros que possam ter interesse em seu trabalho. Você pode enviá-los amostras do seu trabalho e/ou apresentar-se através das redes sociais mais comerciais, como o LinkedIn e o Twitter.
É sempre uma boa idéia começar oferecendo artigos como blogueiro-convidado, onde você fornece artigos para blogs bem sucedidos, de forma gratuita. Eles publicam o seu artigo, dando crédito a você e postando um link para seu site ou blog. É uma ótima maneira de promover a si mesmo, e se o seu texto for um sucesso, eles irão considerar pagar-lhe por futuros artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contato